sábado, 14 de setembro de 2013

Viagem Erechim-Itá-Erechim. Dia 1:Erechim-Barra do Rio Azul-Itá 05/09/2013

Com a ida para Erechim (eu e esposa) para a casa da minha sogra, programei uma viagem de bike para conhecer Itá, cidade que passou por mudanças devido a construção da Usina Hidrelétrica de Itá.
Fundada em 1.956 a cidade foi mudada para um lugar mais alto em 1.996, para permitir o enchimento do reservatório da UHE de Itá, que se iniciou em 2.000 e que inundou 103 km² de terras, em sua maioria minifúndios, em 11 municípios.
O desvio das águas foi feito no rio Uruguai. A capacidade instalada da usina é de 1.450 MW.

Iniciei o pedal às 07:35h., com a temperatura um pouco fria (normal nesta época na região norte do RS), seguindo sentido Aratiba pela RS-420.


Logo na saída da cidade, uma boa descida de uns 9km. Após passar pela localidade de Dourado, começou uma subida equivalente a descida, o que permitiu o aquecimento e a retirada de agasalhos.



Com uns 20km. rodados, peguei uma estrada de chão para o município da Barra do Rio Azul, com 2 objetivos: ter um trajeto diferente da volta e o mais importante, conhecer a pinguela sobre o rio Paloma, aonde o meu amigo Lulis passou um dos maiores sufocos da sua vida, quando estendeu sozinho a sua pedalada para visitar parentes em Ponte Serrada-SC, quando da nosssa viagem de Joinville a Erechim em outubro de 2.011.

Passando pelas comunidades de Rio Azul e Rio Brasil, cheguei às 09:00h. na Barra do Rio Azul. Parada na frente a Igreja para um descanso e um lanche.





Como as informações obtidas eram imprecisas sobre as condições da pinguela citada anteriomente, e por não ser tão destemido como o Lulis, resolvi seguir pela estrada que vai para Aratiba.
Na altura do distrito de Linha Pinhão, peguei um acesso a esquerda que saiu novamente na RS-420, indo de encontro ao reservatório da usina.


Parada de ônibus. Local do lanche/almoço.



  



Cheguei em Itá às 14:00h., ficando num hotel em frente ao parque balneário (Itá Park Hotel). Nem entrei no quarto, apenas deixei os alforjes e aproveitei para conhecer as torres da igreja antiga que ficou inundada pelo reservatório. Novamente um boa descida e claro, teve o troco na volta.




Retorno ao hotel às 15:05h. Um belo dia para pedalar.


Km. do dia: 87
Altimetria máxima: 798m.
Altimetria mínima: 316m.
Track: aqui

3 comentários:

  1. Moooooooooooove. Severiano de Almeida, cidade natal de meu pai. Temos parentes lá.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, a região é bom bonita mesmo! Só ficou devendo a pinguela, Mr =) Hábraços!

    ResponderExcluir
  3. Mais um pedal de primeira categoria. Parabéns!

    Se der, daqui uns dias a gente se vê. Eu te aviso quando chegar em Joinville.

    Grande cicloabraço do Antigão!

    ResponderExcluir