quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Viagem Joinville-São Fco. de Paula. Dia 6:Bom Jardim da Serra-São José dos Ausentes-24/09/2012

Como a neve prevista não chegou, o frio que se apresentava já estava de bom tamanho para ser encarado na estrada. Café a beira de um fogão de lenha, rosquinhas frescas feitas de polvilho e queijo branco, preparadas pela Dona Tereza, foram os ingredientes certos para o nosso aquecimento inicial.
Arrumamos os alforjes, nos despedimos do Sr. Anastácio, D. Tereza e Gabriel, agradecendo a atenção e carinho com que nos atenderam e, às 08:05h. passamos pela porteira da fazenda.



Logo estávamos na cidade, aonde paramos num mercado e precavidamente selecionamos os componentes do nosso almoço, pois a nosso trajeto seria por uma estrada pouco movimentada e não tínhamos certeza do que encontrar para comer.
O início foi um belo sinal do que seria uma constante neste dia: subir/descer ou vice/versa. Ainda bem que estes aproximados 4 km. de subida foram de asfalto, se transformando em seguida na estrada de chão em obras. Caminhões, máquinas da empreiteira e muitas pedras soltas pelo caminho.




Rios não faltam no trajeto.



Para quem se interessar um pouco pela história da vaca mecânica.




Para chegar na localidade de Várzea, aonde está o Rio das Contas que faz a divisa SC/RS, tivemos um 8,5 km. de descidas acentuadas aonde todo o cuidado era pouco para não cair (pedras e mais pedras). Chegamos na altitude mais baixa deste trajeto (próxima de 1.000m.),  e aproveitamos algumas sombras próximas da margem para fazermos o nosso lanche/almoço.
Ao atravessarmos a ponte, fomos em busca de água numa casa próxima para suprir as caramanholas.
O Sr. Anastácio que passou recentemente nesta trajeto, tinha comentado que a estrada no trecho do RS estava bem melhor que em SC. Confirmamos que a informação era verdadeira.


Lá no fundo, parque de energia eólica.


Cemitério isolado.


Tínhamos no planejamento do dia, uma visita ao canion Monte Negro, mas devido o horário tivemos que passar direto.
Na confluência com a estrada que vem de São Joaquim e bem próximo ao Rio do Marco, tem  placas com todos os roteiros da região.


Rio e pequenas quedas d'água no acesso a localidade de Silveira.


Em Silveira, paramos em uma padaria para um lanche.Como tínhamos aprox. uns 23 km. para chegar em São José e já passavam das 16:30h., tivemos que elevar o ritmo das pedaladas para não chegar depois do anoitecer. Contamos com a sorte, pois a estrada estava em bom estado e tinha longas  retas e poucas subidas acentuadas.
Com as informações obtidas em Silveira, ao chegarmos em São José dos Ausentes, bem na entrada da cidade tinha o posto e hotel Cesa (54) 3234-1166, aonde ficamos. Apto. bem confortável.
A temperatura estava bem fria.
Jantamos no próprio hotel e fomos dormir cedo, pois o cansaço era muito grande.

Km. do dia: 89 com 1.976 m. de altimetria.
Track: aqui

3 comentários:

  1. Fotos muito boas nesse dia, hein? As paisagens colaboraram =) Parabéns, Mr!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é do teu conhecimento, a TS3(Panasonic) funciona bem em dias de sol e boa claridade.

      Excluir
  2. Concordo com o Bettoni. Fotos lindas!

    ResponderExcluir