quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Pedaladas do final de ano de 2016 pela região de Itapema/SC

Aproveitando a passagem do final de ano na praia de Itapema, programei alguns roteiros para não ficar totalmente parado dos pedais, com a finalidade de consumir parte do excesso de calorias adquiridas nessa época do ano.
Com os pedais abaixo, encerrei o ano com o total 5.482 km., que foi o maior de todos os últimos 11 anos pedalados.

Dia 27/12, parti em pedal solo, para um trajeto já a um bom tempo programado, para a Estrada dos Caetés, no município de Camboriú. Às 06:50 h. segui pela BR-101 com tempo um pouco nublado.




Após a travessia do túnel do Morro do Boi, logo dobrei à direita para acessar Camboriú pela rua Rio Mamoré. Uma parada numa padaria na entrada da cidade para um café e depois segui pela estrada do Distrito Vila Conceição. 
Uma boa sinalização dos pontos turísticos rurais da região.




O roteiro passa por restaurantes, cascatas e sítios que atraem muita gente nessa época. Encontrei alguns ciclistas pela estrada, principalmente de Balneário Camboriú.

Com o calor do dia  chegando, a partir de agora vai começar as subidas e o trajeto ficando cada vez mais pelo interior. Começa aqui o Distrito Vila dos Caetés.



Muitas subidas, algumas bem íngremes, com algumas valetas e pedras, o que resultou num pouco de empurra bike.




Após boas descidas e muita beleza, nada como um pequeno rio passando pela estrada para refrescar as pernas.





No final da descida, na localidade de Campo Novo, parada numa lanchonete para um refrigerante e comer o sanduíche que levei junto.


Agora com o sol a pleno vapor, o jeito foi enfrentar o restante dos 28 km. do trajeto.


Peguei parte da estrada para sair na BR-101, aonde já tinha passado em anos anteriores, quando fiz um pedal para a cidade de Canelinha.


Travesssia na BR-101, na altura do pedágio de Santa Luzia (Tijucas), aonde segui pela estrada antiga de ligação de Tijucas a Itapema. Nesse momento o sol estava escaldante e foi difícil de chegar em casa às 12:45 h.

Km. do dia: 73
Altimetria máxima: 220 m.
Track (roteiro):   aqui

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia 29, fui fazer um trajeto que envolve partes do caminho do Circuito Costa Verde e que fiz em janeiro/2010, com o Odois Expedição
Saí às 06:25 h. e fui enfrentar o Morro do Areal logo cedo.




Logo após o topo do morro, dobrei à direita sentido Camboriú, com pequenas subidas e logo um bom trecho de descidas, até chegar no início da Serra do Encano.




Trechos da serra.




Passagem pela orla de Itapema e chegada em casa às 09:30 h.



Km. do dia: 27.
Altimetria máxima: 224 m.
Track (roteiro): aqui

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia 31, junto com minha filha Thaís, fomos até a Praia do Araçá.
Saímos às 07:50 h. passando pela praia do Perequê.



Passagem por Porto Belo.




Praia do Araçá.



Retorno passando pelo pier de Porto Belo, aonde atracam navios de cruzeiro.




Um belo passeio. Retorno às 10:50 h.

Km. do dia: 23
Altimetria máxima: 96 m.
Track (roteiro): aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário