Na lista dos meus projetos estava a Estrada Castelhanos. Com mais alguns amigos destemidos, partimos de Joinville, na sexta-feira de manhã para esse pedal, que tem um altimetria mais pesada. No carro do Luiz Antônio Carletto, juntamente com o Diógenes Poffo, fomos até o topo da BR-376 (serra para Curitiba), aonde iríamos encontrar o Gilberto Carlos Lopes, que vinha de Curitiba.
Quarteto reunido, iniciamos o pedal às 07:55h. Com um pouco de frio e um belo amanhecer, já começamos com algumas subidas para aquecer.
Após uns 3,5 km., dobramos à direita sentido Colônia Potrero.
Depois de uns 7 km., dobramos à esquerda aonde tem essa placa da Colônia Potrero..
Desde a entrada, até a pinguela no rio São João (ponto alto do pedal), foram 15 km. com trechos da estrada ideal para veículo 4x4. Em alguns pedaços, pelas variantes que pegamos no meio de bananais, só se passava com trator ou tobata. Boa parte aí foi de empurra bike. Foi um longo trecho de descidas, partindo de 831 e chegando a 255 m. de altitude.
Pinguela sobre o rio São João.
Após a travessia é que efetivamente começa a Estrada Castelhanos, aonde se pode circular com carros normalmente. A uns 1,5 km. encontramos a única venda/lanchonete do caminho. Parada para um refrigerante/guloseimas e alguma coisa que sobrou do lanche que trouxemos junto e que não tinha sido consumido numa parada anterior. Eram 11 h. e a senhora proprietária veio nos abrir, pois ainda estava fechado.
Foto da venda (Carletto)
Esse é um trecho da Estrada Castelhanos que considerei o mais bonito. Vai margeando o rio São João.
Confluência com a Estrada Guaricana, que pretendo fazer no futuro.
A uns 2 km. para frente, começa uma subida constante de 5 km., bem cansativa, para voltar a altitude próxima dos 800 m.
Algumas fotos do Carletto, do grupo.
Retornamos ao ponto de origem às 14:00 h.
Agradeço ao grupo pela companhia nesse ótimo pedal, num belo dia.
Km. do dia: 33,2
Altimetria máxima: 831 m.