sexta-feira, 3 de abril de 2020

Minha primeira viagem de bike. Joinville-Águas Mornas. 11/12/2006

Pesquisando assuntos antigos, encontrei esse relato feito no Word, da minha primeira viagem de bike, em dezembro de 2006.
Para não ficar guardado e algumas vezes esquecido, vou transferí-lo na íntegra, para este espaço. Desta forma, estarei sempre relembrando esses dias que foram um marco na minha vida de cicloturista.
A viagem foi feita com uma bike Caloi Elite, 21 marchas. Para  transporte das roupas e alguns equipamentos, levei uma mochila com capacidade reduzida nas costas e uma pequena bolsa num bagageiro de canote.


VIAGEM DE BIKE:  JOINVILLE – ÁGUAS MORNAS

11/12/06: Joinville – Balneário de Camboriú.
Após uma noite com chuvas intensas, o dia amanheceu nublado e bastante fechado. Em função das chuvas, só consegui sair de Joinville às 07:00 h. e com a pista ainda bastante molhada. A programação normal era para sair às 05:30 h.
No decorrer do trajeto pela BR-101, o tempo foi melhorando e ao passar pelo Sinuelo, em Araquari, o asfalto já estava totalmente seco. A cada 30 /35 km. percorridos, dava uma pequena parada de 5 a 8 minutos para fazer alongamentos, aproveitando para comer (banana, barra de cereais, rapadura) e beber um pouco de água.


O trajeto envolvia uma passagem por Navegantes para almoço, na casa do Fernando (amigo e aposentado da Embratel como eu) e a previsão de chegada era ente 11:00 à
11:30 h., para um percurso de 90 km. Após passar pela entrada do Beto Carrero, na 101, senti que a bike estava muito pesada e que as pedaladas não rendiam. Ao olhar para o pneu traseiro, vi que o mesmo estava bem murcho, sinal de algum furo na câmara. Aproveitei a varanda de uma loja de vendas de toalhas e artesanato para efetuar a troca da câmara traseira. A parada foi providencial, pois logo em seguida caiu uma forte pancada de chuva, que permaneceu por uns 40 minutos.
Na entrada de Navegantes, ocorreram mais três pancadas de chuva, ocasionando novas paradas (para não molhar a mochila), permitindo que chegasse na casa do Fernando apenas às 13:20 h. Após me deliciar com o almoço e aproveitar a companhia do Fernando e da Val para colocar o papo em dia, fui até uma loja de bike para comprar uma câmara nova e verificar o pneu traseiro. Desmontado e virado do avesso, mostrou uma pequena farpa de aço que iria provocar novo furo na câmara, caso continuasse da mesma forma.


Ao final da tarde, às 18:20 h., segui para Balneário de Camboriú, atravessando o ferry-boat para Itajaí, e segui via Morro Cortado. Cheguei no apartamento da minha irmã mais velha (Norma) às 19:15 h., sendo recebido pelo meu cunhado Rodolfo. Percorri 13 km. neste trajeto.
Total percorrido no dia: 103 km.

12/12/06: Balneário de Camboriú – Itapema (BR-101)
 Após tomar café com a minha irmã/cunhado e sobrinho Rogério, parti para Itapema às 07:20 h. Subi o Morro do Boi e na descida aproveitei para tirar algumas fotos do belo visual do mar. O tempo estava bom neste dia. 



Cheguei em Itapema na casa da minha irmã e da minha mãe ( Marga e D. Nene), às 09:00 h.
Total percorrido no dia: 18,75 km.

13/12/06: Itapema – Florianópolis (BR-101)
Aproveitei a chegada da minha irmã Marga às 04:50 h. , que retornava de São Paulo aonde foi realizar compras de roupa, e parti para Florianópolis às 05:20 h., sendo necessário a ajuda do farol para iluminar o caminho. Após passar por Tijucas, observei que nuvens carregadas estavam se apresentando para o lado de Florianópolis. No trajeto parei algumas vezes para alongamentos e para tirar algumas fotos.


 Cheguei na capital de SC às 09:10 h., indo diretamente na Embratel conversar com os amigos Wilson e Célio. Às 09:40 h. fui para o bairro Saco Grande, na rodovia estadual que segue para as praias de Jurerê e Ingleses, visitar os amigos aposentados da Embratel, Manoel, Zeferino e César. Após 15 minutos, cheguei no endereço comercial, sendo recebido pelo Eduardo, filho do César. Ao chegar, logo caiu uma pancada de chuva. Mais tarde chegou o César e próximo ao meio-dia apareceram o Manoel e o Zeferino. Almocei com o Manoel num self-service dentro do shopping aonde se encontra localizada a loja de home theater dos meus amigos.
À tarde a chuva continuava com pancadas, só permitindo o retorno para o centro às 15:10 h. Fui diretamente para o apartamento do meu cunhado Márcio e Grace.
Total percorrido no dia: 90,95 km.

14/12/06: Permanência em Florianópolis
Estive visitando o Lisboa (aposentado da Embratel), que não se encontrava em casa. Fui recebido pela Carmen e pelo filho Rudi. Á noite fui visitar o amigo Álvaro (aposentado da Embratel) e a Isolete, sua mulher. Entramos juntos na Embratel, em maio de 1974.
Conversamos até quase meia-noite. Para sua casa, fui de ônibus urbano e no retorno, o Álvaro me trouxe de carro até o apartamento do meu cunhado Márcio.

15/12/06: Florianópolis – Águas Mornas (BR-101 e BR-282)
Às 07:15 h. segui para Águas Mornas, aonde fui me encontrar com a minha esposa Margarete, que estava de aniversário nesta data. O local de encontro foi o hotel Águas
Mornas Palace Hotel. Cheguei às 09:30 h.
Total percorrido no dia: 18,75 km.
TOTAL DA DISTÂNCIA PERCORRIDA: 253,46 km.

17/12/06: retornamos para Joinville com a bike dentro do carro (Palio Weekend).