Aproveitando o convite do grupo "Movimenta Arena", do qual participo para treinar toda terça-feira na Arena Joinville, hoje seria o dia de fazer uma trilha. Pegando referência da Wikipédia, o chamado Castelo dos Bugres localiza-se no alto da Serra Dona Francisca.
Trata-se de uma formação de rochas sobrepostas, na Serra do Mar, além da cota de mil metros acima do nível do mar. Pode ser apreciada a partir da Estrada Princesa Dona Francisca, atraindo montanhistas que gostam de escalá-la, apreciar a vista e desfrutar de uma pequena caverna no local. O percurso é marcado por pequenos mananciais de água, muitas rochas e exemplares de árvores frondosas como canelas,perobas, urucuranas e araçás, com as quais convivem samambaias, samambaias, gravatás, bromélias e outras espécies de pequeno porte. Entre as aves, identificam-se jacús, inambús e periquitos. Também podem ser apreciados bandos de macacos de pequeno porte, como bugio e saqui.
Do alto da formação em dias claros, avista-se, além da floresta, grande parte da Baía da Babitonga, São francisco do Sul, Pirabeiraba e os vales circundantes.
Uma lenda regional refere que ali existe uma entrada para o centro da Terra. Uma outra lenda refere que, em noite de lua cheia, aparece um indígena montado em um cavalo branco. A pratica do rapel é uma opção de lazer e aventura, pois há vários pontos para ancoragem.
Essa publicação é também uma forma de movimentar o blog, pois ultimamente não tenho pedalado muito. Além dos pedais que faço agora, não serem diferentes daqueles que já fiz muitas vezes e que já postei por aqui, princípio que adotei no blog de tentar não repetir publicações.
Grupo reunido (com 23 pessoas de todas as idades) no estacionamento da trilha (que fica a 300 m. do Hotel Dona Francisca para quem sobe a serra), partimos às 06:18 h. ainda no escuro, para a empreitada do dia.
Com iluminação na cabeça ou na mão e um pouco de frio, todos empolgados na caminhada e com muitos que fizeram a trilha algumas vezes, seguimos pelo caminho.
Numa travessia de um pequeno riacho, um jovem sofreu um entorse de tornozelo. Teve que enfrentar o restante da subida e o retorno, Aparentemente nada de especial e acredito que uma semana de repouso e tratamento não resolva.
Jocelino, Macuco e eu.
Foto de Augusto Giugno do grupo.Hora do retorno, agradecendo a todo o grupo pela companhia.
Às 10:30 h. estava de volta ao estacionamento e tendo pensamentos bons de gratidão, por permitir que próximo dos meus 76 anos (outubro) ainda ter energia e saúde, para realizar essa atividade.