Domingo foi o dia de enfrentar um desafio na corrida de rua. Comecei a correr no meado de 2022, mas sempre percorrendo trajetos de 5 km. Nesta prova eu fui de 10 km. pela primeira vez. E nada melhor do que ir num evento da qual faz parte da minha vida.
Em 2017 eu tive um AVC hemorrágico (tipo HSA), da qual sobrevivi e pude retornar as atividades físicas após 4 meses. Isso depois de muitas sessões de fisioterapia em membros inferiores, pulmonar e fonoaudiológica.
A dedicação e o cuidado de toda a família foi fundamental para passar por todo esse processo.
Em 2018 tratei um novo aneurisma que apareceu, através do processo de embolização cerebral que foi bem sucedido e tempos depois, pude retornar novamente as atividades físicas.
Joinville é conhecida nesse meio do combate ao AVC, como uma referência tanto nacional como internacional, através do programa JoinvVASC, desenvolvido pelo Hospital São José. Em 2024, Joinville foi a sexta cidade do mundo a receber a certificação Cidade Angels pela excelência no tratamento de AVC.
O local do encontro foi lá no Pesque Pague Sítio 3 Lagoas na Estrada Salto II (Vila Nova).
Às 08:00h. foi dada a largada para os 10 km. Como a noite ainda choveu, a estrada de chão estava cheias de poças e todo o cuidado era pouco, para não ficar pisando nelas. Além da observação para não tropeçar em alguma pedra maior, que faz parte da base da pista e que ficam salientes na altura do chão. Ainda bem que durante o tempo da corrida não choveu forte.
Já conheço a estrada a um bom tempo, pelos diversos pedais que fiz pela região no sentido da serrinha Duas Mamas/Schroeder.
Como a primeira perna do trajeto tem um pouco de subida, o retorno deu para aliviar o esforço e atingir uma velocidade maior. E nada mais gratificante que ultrapassar a linha de chegada para compensar esse esforço. Como estou na categoria 75+ (76 em outubro) deu para ganhar um troféu.
Um evento bem organizado e em contato com a natureza, um pessoal bem animado, com mais de 500 participantes, entre corredores e caminhantes. Apenas o tempo não colaborou muito. Mas foi tudo alegria para todos os participantes.
Agradeço ao Bom Deus por pemitir que ainda possa participar dessas atividades.