Dia de passar por trechos já conhecidos nessa trajetória de 21 anos de pedais e, conhecer uma trilha nova. Na companhia do Cabral, Sandro e Osmario (foto), pegamos o primeiro horário (06:00h.) da balsa da Vigorelli.
A primeira parada do dia seria na padaria lá na Vila da Glória. Energias repostas seguimos pela estrada ou Rua Lindolfo de Freitas Ledoux, que eu aprendi a conhecer como Areião, por uns 7 km., aonde começa a trilha à esquerda.
Boa parte é de capim rasteiro e observamos que não é muito usada, por não se observar sulcos no caminho.
Numa extensão de 6,4 km., às 08:45 h. chegamos na Estrada Saí Mirim (ver a track da trilha: aqui). Seguimos então, para o Casarão da família Backmeyer, pois o Sandro ainda não conhecia.
Eu conheço a casa desde 2011, quando vim com o Eduardo (Du) do grupo Odois.org e do qual eu participo. Ver relato . Dá para observar que o casarão foi se deteriorando ao longo dos anos. Pelo conversas que já escutei, a prefeitura de São Francisco do Sul já propôs recuperar a propriedade, mas a família teria que doar a terra aonde está o imóvel para o município, mas a eles não concordaram. Não sei precisar se isso é verdadeiro.
Após um descanso, compartilhando os lanches que cada um trouxe, subimos a Serrinha que vai a 160m. de altura e voltamos novamente a vila. Na atura da balsa de Laranjeiras, desfrutamos de um pastel como almoço (em torno de 11:00h.) e seguimos para pegar a balsa da Vigorelli.
Cheguei em casa às 12:50h., agradecendo a companhia dos amigos e ao Bom Deus por me dar saúde para poder apreciar esses belos lugares.








