domingo, 21 de setembro de 2014

Joinville-Praia do Ervino-Enseada-Vila da Glória-Joinville 20092014

Após algumas semanas de descanso da bike, devido a uma gripe forte, retorno para realizar um trajeto que numa parte praiana, ainda não tinha feito. O Paulo Rost prontamente aceitou o desafio para esta empreitada.
Às 07:00h. rumamos para a zona sul da cidade, através da Monsenhor Gercino e continuamos pela Estrada do Morro, que está em obras de asfaltamento.
Na altura da passagem do trilho de trem, dobramos à direita seguindo para o Bairro Itinga, saindo na SC-301.



Após continuamos pela BR-280 com passagem por Araquari e pelo Canal do Linguado.



Logo a frente, à direita acessamos a rodovia asfaltada que vai até a Praia do Ervino (extensão de 13,5km.), passando pela localidade de Gamboa. Na passagem do trilho do trem, demos uma pequena descansada, pois estava passando um comboio com um número bem grande vagões.


Antes de chegarmos na praia, tentamos acessar ao Canal do Linguado, mas fomos privados pela fechamento de cerca de uma propriedade privada,  e com diversos cães a nos enfrentar, após passarem pelo gradeamento. 



No Ervino, demos uma parada para um café numa padaria bem montada.
Após repormos as energias, rumamos para Enseada, através da Avenida da Dunas. Esta parte do roteiro, como relatei no início, tanto eu como o Paulo ainda não conhecíamos. Esta estrada, com muita areia e costelas de vaca, faz parte do Parque Estadual do Acaraí (http://www.turismoecologicoacarai.com.br/o-parque/). Existem diversas trilhas dentro do parque. É só acessar o link para ver.

  




Da mesma forma que gostamos de pedalar, existem pessoas que preferem cavalgar. Um grupo que encontramos.


Com passagem pela Praia Grande, chegamos na Prainha em Enseada.



Demos uma parada para o almoço na Avenida Atlântica de Enseada.  O balneário nesta época do ano fica bem tranquilo nos finais de semana e é agradável de se visitar, sem aquele agito todo do verão.
Agora estava na hora de retornarmos. Seguimos para São Francisco do Sul afim de pegarmos a balsa em Laranjeiras, para a Vila da Glória. Chegamos às 14:40h. ao local de embarque, no momento em que a balsa tinha saído a poucos minutos. A próxima partida seria às 16:00h. e o momento foi de aproveitar o belo visual do local num bar que fica bem acima do atracadouro.


Momento da travessia.





Agora mais 8km. pela frente com algumas subidinhas, para chegarmos na balsa da Vigorelli, que partiu às 17:30h. Prenúncio de chuva pelos lados de Garuva, que se transformaram em apenas alguns pingos até chegarmos em casa.


Km. do dia: 127
Altimetria máxima: 54m.
Track: aqui



4 comentários:

  1. Muito bonito o passeio. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns seu Antonio. A propósito o senhor tem disponibilidade pra pedalar durante a semana? estou de férias e gostaria de marcar um pedal com o senhor. Abraços.

    ResponderExcluir