domingo, 14 de maio de 2023

Pedal 60+ 13/05/2023

Após alguns post's no Instagram de chamada para um Pedal 60+, hoje seria o dia de conhecer mais alguns ciclistas que já passaram dos 60 anos. Muitos já conheço e outros não e, também o pedal teria um pequeno objetivo de tentar incentivar outros na mesma faixa de idade a praticar essa atividade, que é muito aconselhada por médicos e especialistas na área.

O destino seria para um café estilo colonial lá na IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) do Rio Bonito. Café este que sempre é realizado no segundo sábado de cada mês. É conhecido pelos ciclistas como "Pedal da Cuca". Veja como surgiu essa denominação através das palavras de Celso Gaulke:

"Olá galera 

O Café-Pedal que é um dos atrativos do Dia das Cucas começou de forma simples e original, na necessidade de três jovens ciclistas, Betina, Cintia e Yuri de utilizarem o Banheiro pararam no Centro Comunitário da Igreja Luterana de Rio Bonito  onde estava acontecendo o Evento das Cucas, neste momento estava sendo servido o café da manhã para a equipe de voluntários que fazem as Cucas.

Um convite foi feito para se servirem do tradicional Cachorro-quente com Cucas e Café. 

De forma envergonhada mas com vontade e fome o Yure tomou a frente servindo-se, logo as meninas foram atrás. 

O convite foi feito a eles, "Venham no próximo mês e tragam novos amigos.

Assim aconteceu, novos amigos ciclistas se juntaram a turma formando um grande grupo com direito a nome, uniforme e muita vontade de pedalar e saborear o Café com cucas e as delicias da regiões.

Montamos um Buffet com cucas, pão caseiro, frios (queijo, presunto, morcilha, linguiça) pates, doces caseiros (melado e muss) e o tradicional Cachorro-quente.

O evento acontece todo o segundo sábado do mês onde um grupo de voluntários fazem a tradicional Cuca Alemã e pão caseiro, todos os resultados financeiros são revertidos para uso da Paróquia Luterana do Rio Bonito, neste ano será utilizado para custear uma das parcelas da compra de uma casa para uso da família do Pastor.

Deus tem nos abençoado e por isso somos gratos e sentimo  nos felizes em fazem este trabalho e ter os Ciclistas como convidados e parceiro neste evento.

Fiquem na Paz de Cristo.

Celso Gaulke".


Às 07:05h. saímos do Shopping Garten com o Cunha e sua esposa Ana, com que já pedalei muitas vezes e o Irineu Blosfeld, colega aposentado da empresa em que trabalhamos (Embratel). Seguimos em direção ao Rudnick, via Estrada da Ilha e Estrada do Oeste. Manhã um pouco fria, mas com um belo sol a despontar.




Após o posto, mais uns 5 km. até chegarmos no local do café, na localidade Rio Bonito. Fica na Rua XV de Outubro, 4698. O local é nos fundos da igreja, no salão de festas, aonde são preparadas todas as delícias servidas no buffet montado. Todo o trabalho voluntário é feito pela comunidade local na cozinha anexa, e produtos como as cucas com recheios diversos e todos os tipos de pães, são vendidos no balcão. 

São bem saborosos e feitos com muito amor e dedicação por todos os colaboradores.

O café começa a ser servido às 08:30 h.

Fotos do salão e do grupo Pedal da Cuca.


Após algumas perguntas ao Celso Gaulke, que é o responsável de gerir todo esse trabalho voluntário, ele prontamente me levou até a cozinha e mostrou todo o processo de preparação das massas, o tempo de assar nos fornos industriais e até a disposição nas embalagens para a venda no balcão. A maioria dos recheios das cucas são fornecidos por parceiros da comunidade local.

É um trabalho de uns 20 colaboradores que começa na sexta-feira e muito cedo no sábado de manhã, lá pelas 03:00 h.

Portanto, todos os produtos servidos ou vendidos ali, são bem fresquinhos. Enquanto lá estivemos, os fornos estavam sempre ocupados assando pães e cucas.

Para quem não pedala, pode ir de carro e levar a família, que serão muito bem recebidos.

Existe um público cativo de umas 30-35 pessoas para o café e, se algum grupo maior de ciclistas for até o local, será bom avisar ao Celso uns 3 ou 4 dias antes, para que não falte nenhum produto na mesa. O contato é 47 99197-3737.

Relação dos ciclistas presentes com 60+ :

  • Luiz Fernando Lutke
  • Jorge Luiz da Cunha
  • Ana Lúcia da Cunha
  • Irineu Blosfeld
  • Arquelau E. Bonifácio
  • Marta Didone
  • Cláudio Ikeda
  • Gilberto Rieck
  • Luiz Roberto Schneider
  • Fátima R. de O. Cercal Schneider
Obs.: se alguém com 60+ esteve por lá hoje e não foi incluído, favor me avisar para corrigir.

Uma bela casa antiga no retorno na Estrada da Ilha.


Agradeço a companhia do Irineu, do Cunha e da Ana, neste ótimo dia para pedalar.

Km. do dia: 49,28
Altimetria máxima: 35 m.
Altimetria mínima: 7 m.
Altimetria acumulada: 131 m. (pelo Wikiloc)
Track(roteiro): aqui

 


5 comentários:

  1. Parabéns, Mr Heil!!! Que baita pedal esse, hein!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Maurício.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Mr. Heil,muito precisa a descrição do evento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse anônimo sou eu,o Ramos,rsrsrs

      Excluir
  4. Parabéns garotinho Heil, vc é pura inspiração. Admiro sua força de vontade. Parabéns , lindo registro.

    ResponderExcluir