domingo, 18 de outubro de 2020

São Bento do Sul-Buger Strasse-Rio Natal-Rio Vermelho 17/10/2020

Dia de subir a serra indo para  para São Bento do Sul. Com a presença do Xuxa, Cunha e sua esposa Ana, às 05:30h. estávamos na estrada para mais um pedal por uma região muito bonita de Santa Catarina para se pedalar e que envolve o Circuito das Araucárias

Com antecedência, avisei ao amigo ciclista Cau de Mello, que mora na cidade e que conhece todos os caminhos, como a sua palma da mão. Ele iria nos acompanhar e mostrar todas as belezas das diversas localidades. Ele faz um trabalho de guia/condutor de cicloturismo, para diversos grupos que vão percorrer o Circuito das Araucárias. Esse Circuito é muito bonito, mas um tanto desafiador em termos de altimetria acumulada.

Às 07:00 h. iniciamos o pedal. Passagem por trechos urbanos.



Logo estávamos no início da Buger Strasse (Estrada do Bugres), aonde estava acontecendo um desafio promovido pela ASBCiclo (Associação São Bentense de Ciclismo).  É um desafio de montanhas, com 4 etapas. Veja aqui . Esse trecho da estrada eu ainda não conhecia.


Da esquerda para a direita: Xuxa, eu, Cunha, Ana e Cau de Mello.


Passagem pelo Recanto Buger Strasse. Ainda fechado devido a pandemia.




Após uns 7 km. chegamos na confluência com a Estrada Saraiva. A Saraiva, descendo lá pelo bairro Serra Alta, eu já tinha feito 3 vezes, mas nunca fiz registro no blog.


Agora enfrentar alguns morrinhos e chegar na igreja de Rio Natal.



E para acalmar a fome e a sede, parada na Lanchonete Sininho, que fica logo abaixo da igreja. Pastel muito bem feito.



E por indicação do Mello, fomos todos conhecer a Estação Ferroviária de Rio Natal, que está totalmente abandonada e só sobram as paredes da construção. Fica a 1 km. da lanchonete.




E chegou o momento de retornarmos. E como estávamos a 360 m. de altitude nesse ponto e deveríamos chegar a uns 900 m. próximo de São Bento, tem que baixar a cabeça e não olhar as subidinhas pela frente. Seguimos pela Estrada Geral de Rio Natal que vai acompanhando boa parte os trilhos do trem.




A uns 9 km., pegamos um desvio à direita por uma área de reflorestamento, denominada Estrada Carlos Muhlmann (extensão de 2,5 km.) e fomos sair na localidade Povoado do Rio Vermelho. Uma estrada muito legal e bem conservada. Aí paramos numa casa centenária para nos hidratarmos. Bar do Ziemann. Proprietário conhecido do Mello na época do banco.



E como faltavam uns 15 km. para chegarmos no nosso ponto de origem, logo mais a frente o Mello nos indicou a Estrada Banhados III, que segundo ele teria menos subidas (dá para acreditar nesse papo de ciclista?) Se é verdadeiro ou não, não sei precisar. A única coisa que posso afirmar é que a estrada é muito bonita.




E ao chegarmos em São Bento do Sul, fomos agraciados pelo Mello com líquidos para nossa hidratação. Tomados nessa praça.


Às 14:55 h. encerramos nossas atividades.

Dia perfeito. Boa companhia, belas paisagens e bom papo. Agradeço ao Mello por nos acompanhar nessa empreitada e nos mostrar uma série de novidades pelo caminho que ainda não conhecia, apesar de já ter pedalado algumas vezes pela região.
 
Fotos: Xuxa e Heil.

Km. do dia: 63
Altimetria máxima: 910 m.
Altimetria mínima: 342 m.
Altimetria acumulada: 1.522 m.
Track(roteiro): aqui