Hoje foi o dia de conhecer o Faxinal do Bepe, tradicional passagem de ciclistas da região de Blumenau. Região muito bonita, e que aonde só passam veículos 4x4. O Faxinal do Bepe está situado dentro da Unidade de Conservação (UC): Parque Nacional da Serra do Itajaí. Envolve 9 municípios, sendo que os maiores percentuais das áreas estão pela ordem de grandeza decrescente, em Indaial, Apiúna, Blumenau, Botuverá e Guabiruba.
Observação importante para os veículos 4x4: precisa pegar autorização no ICMBio. Se for encontrado dentro do parque sem, pela fiscalização, poderá sofrer multa e altíssima. Caracteriza crime ambiental.
Atravessamos o Faxinal do Bepe no sentido Blumenau-Apiúna. O nome é uma homenagem a José (Giuseppe) Molinari, que nos anos 50 se mudou para essa região, com a mulher e 7 filhos para trabalhar na coivara, para um proprietário de terras. Com o tempo a família abriu uma pousada para atender o pessoal que percorria essa região. Em 2013, (28/10/2013), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a unidade, não permitiu mais o funcionamento e a pousada foi fechada. Os tradicionais encontros de jipeiros, ciclistas e adoradores da natureza, agora só serão permitidos diante de autorização prévia.
Como o início do pedal seria lá em Blumenau, às 06:00h., levantei bem cedo para estar lá no apto. do Maurício Luís Nunes (#mtbdebombacha). Nesse local eu deixaria o carro no estacionamento do prédio.
Na passagem por Massaranduba, fui contemplado por essa bela imagem.
Como os demais companheiros do Maurício não puderam ir, às 05:50h. partimos para o desafio do dia.
Passamos pelos bairros Garcia e Progresso. Antes de começar a subir o morro M7 (significado de 7 km.), fomos brindados pelo astro rei.
O M7 em chão, tem uma estrada bem conservada e passagem para qualquer tipo de tração de veículos. E no meado do morro, o sol nos acompanhando.