segunda-feira, 1 de maio de 2023

Blumenau-Gaspar Alto-Guabiruba-Brusque-Santa Paulina 29 e 30/04/2023

Neste final de semana seria a primeira vez que faria uma caminhada ultrapassando 1 dia. Com um convite do Maurício Luís Nunes (#mtbdebombacha) no início de fevereiro, iria fazer uma caminhada em torno de 63 km.

Sábado cedo parti para Blumenau, aonde deixaria o carro na garagem do prédio aonde o Maurício mora. Cheguei um pouco antes do horário combinado (05:30h.), e às 05:40h. começamos a nossa caminhada. Na nossa rota passamos no apto. do Renato Luiz Mocelin e seguimos sentido colégio Barão do Rio Branco, na Rua Nereu Ramos. O horário combinado com os demais participantes foi às 07:00h. Percorrido uns 6 km., encontramos o Geovanni Vieira, a Cristiane Roveda e o Alexandro R. Carvalho.

Sexteto reunido, seguimos pelas Rua Amazonas, Rua da Glória e Rua Brusque. Após termos percorrido uns 15km., os 3 integrantes faltantes vieram de carro nos encontrar. O local que nos alcançaram foi no topo da Rua Brusque, quando estávamos fazendo o primeiro lanche do dia, num ponto de ônibus. Eles tem comércio com padaria num negócio familiar, e teriam que atender os clientes no horário de maior movimento. São eles, o Irineu Milmersted e seu filho Cleiton, e o Eduardo Ehlert. Quem os conduziu foi a Josi, a esposa do Eduardo. Chegaram em torno de 09:20h.



Após um pouco de descida e uma parte plana, começa uma subida de 2 km. que chega na altura de uns 320 m. Depois se mantém num patamar variando na faixa de 250 a 280 m. por uns 4 km. No final tem outra serrinha de 1 km., chegando no topo a 318 m., aonde tem as torres de alta tensão. Nesse ponto demos uma parada e fizemos nosso lanche de almoço.









Agora teríamos pela frente uma descida bem acentuada de uns 3,5 km., chegando na parte plana a uns 50 m. de altura do solo.


Nesse momento o Giggio (Geovanni) disse que logo na frente teria uma padaria. Andamos por uns 3,5 km. para encontrar a dita padaria. Todos com fome e sede e estavam bem cansados. A maioria reclamando e dizendo que aquilo era falsa informação.

Enfim encontramos, e todos ficaram mais alegres. Após ida para o Hotel Dirschnabel, aonde todos se acomodaram.

Nesse primeiro dia foi a integração do grupo. Eu já conhecia o Maurício, o Renato e o Ale. Mas o grupo logo se ambientou, sendo o Giggio o animador de todos com seu JBL, com o playlist do dia de música sertaneja.

A noite saboreamos umas pizzas e cama cedo.


Km. do dia: 35,71
Altimetria máxima: 318 m.
Altimetria mínima: 15 m.
Altimetria acumulada: 604 m. (pelo Wikiloc)
Track(roteiro): aqui



No segundo dia (domingo), todos acordaram cedo, pois o café seria servido às 06:00h., para que pudéssemos sair o mais cedo possível. A D. Lígia (proprietária do hotel) preparou um café especial, com frutas, iogurte, ovos cozido, queijos, presunto e todas as demais coisas, como bolo e cuca.
Podemos levar sanduíches e ovos sem custo adicional para a nossa caminhada.

Às 07:00 h. partimos para esse trecho final. Manhã com um pouco de neblina. Hoje o grupo estava com apenas 7 componentes, pois o Irineu e o Cleiton já tinham partido às 04:00 h. e iriam almoçar com a família lá na Santa Paulina.


Hoje  a playlist do Giggio mudou para rock international e depois nacional. Mais do meu agrado.



Seguimos pelos bairros Guarani e Rio Branco em direção a Dom Joaguim. Para mim que nasci em Brusque e estudei o ginásio lá, é o Cedro, local que viveram meus avós paternos, tio e tia e ainda vivem meus primos.



Na passagem deste sítio, encontrei meu primo Aníbal Heil que estava chegando no local. Já estive aí algumas vezes de bike, sendo a última vez em 2016, quando vim com os amigos do grupo https://odois.org/, do qual participo. Fizemos uma viagem de bike até Bom Jardim da Serra, subindo o Rio do Rastro. Quem tiver interesse, veja o relato aqui.


Alguns metros mais a frente, parei na casa de outro primo (Ovídio Groh), aonde fizemos o nosso lanche matinal e fomos muito bem atendidos pela família toda,  a esposa Helo e filha Emanuelle.

 

Agora teríamos pela frente mais uns 14 km. O sol já estava bem forte nesse horário das 10:40 h.

Uma serrinha de uns 4,5 km. seria o obstáculo do dia (Rua José Dada) , chegando a 358 m. no topo. Como já passei 2 vezes de bike (1 vez com alforges), já sabia que o trajeto seria pesado. Ainda bem que a vegetação ajuda a amenizar o sol forte.









Mas enfim, todos chegamos bem e fomos agradecer a Santa Paulina, por nos dar saúde e determinação para completar essa caminhada. Eu principalmente, aos meus 73 anos, por poder participar de algo novo.


Km. do dia: 27,78
Altimetria máxima: 358 m.
Altimetria mínima: 23 m.
Altimetria acumulada: 497 m. (pelo Wikiloc)
Track,s(roteiro): aqui (trecho 1)
                           aqui (trecho 2)

Km. TOTAL do trajeto (2 dias):  63,49
Altimetria máxima: 358 m.
Altimetria mínima: 15 m.
Altimetria acumulada: 1.101 m. (pelo Wikiloc)

2 comentários:

  1. Belo desafio e parabéns pela conquista. Não é nada fácil e exige preparo, técnica e perseverança. Eu já fiz está segura etapa de Bike, prefiro fazer de Bike 😃.
    Um forte abraço
    Dal Ri

    ResponderExcluir
  2. Valeu Dalri. Uma hora combinamos de ir no sábado até Brusque e ficamos no sítio do primo. Domingo subimos a serrinha e encontramos as mulheres na Santa Paulina.

    ResponderExcluir